Marraquexe (Marrakech) é a capital do turismo em Marrocos. É uma cidade maravilhosa e que apesar de ter muitos turistas, nunca perde a sua essência e nunca deixa de ser extremamente exótica. Nesta página disponibilizamos para si, um guia de viagem para Marraquexe para que consiga organizar melhor a sua estadia. Este guia de viagem para a cidade mais visitada de Marrocos vai ajudá-lo a conhecer e melhor explorar este destino exótico.
Como Chegar até Marrakech
Chegar de Avião
Existem várias companhias a voar para Marrakech, por exemplo, a TAP, que tem uma ligação directa desde Lisboa. A Ryanair usa opera diversas rotas, nomeadamente desde Espanha, podendo Sevilha ser um óptimo ponto de partida para os viajantes portugueses que vivam no sul do país. O aeroporto internacional fica relativamente próximo do centro da cidade, a cerca de 5 km, existindo várias formas de ultrapassar esta distância.
Chegar de autocarro
Existem ligações frequentes de autocarro desde o aeroporto de Marrakech até ao centro da cidade. O número 19 segue uma rota bem conveniente, passando junto dos principais hotéis da cidade e terminando a carreira bem próximo da famosa Praça Jamaa el Fna. Se quiser sair em qualquer local do percurso, basta pedir ao condutor para parar. Não existem paragens fixas.
Instruções:
- O bilhete custa 30 Dirham (cerca de 3 Euros) e entre as 6:15 e as 21:30 há partidas de trinta em trinta minutos. Depois desse hora, poderá ainda procurar a paragem do autocarro 11 (ver em baixo) ou de táxi. Em último caso poderá arriscar a caminhada até ao centro. O tempo previsto de viagem é de 30 minutos, mas geralmente demora menos a chegar ao destino.
- Encontrar a paragem do #19 é simples: saindo pelas portas das chegadas do terminal 2, vira-se à esquerda e passa-se pelos táxis estacionados até chegar ao ponto de partida do autocarro.
- Se planeia regressar no espaço de duas semanas pode comprar um bilhete de ida e volta, que lhe custará 50 Dirham.
- Para viajantes mais aventureiros, existe uma outra hipótese. O autocarro 11. Este pára no exterior do complexo do aeroporto e encontrar o sítio exacto onde o apanhar pode ser um desafio. No aeroporto apenas pode sorte alguém saberá explicar.
Chegar de Táxi
Lidar com os taxistas em Marrakech e especialmente no aeroporto poderá ser um desafio à sua paciência. O preço fixo pelo governo é de 70 Dh de dia e 110 dirhams à noite. Não satisfeitos com isso, muitos taxistas tentam ainda cobrar mais aos passageiro. Nunca pague mais de 70 Dirham pela ligação de táxi entre o aeroporto e o centro de Marrakech. O preço fixo está num painel no aeroporto e também nos autocolantes no vidro dos táxis. Se precisar de apanhar um táxi e quiser poupar algum dinheiro, caminhe até à rotunda e apanhe lá uma viatura por um terço do valor, ou seja, 22 Dirham.
Chegar a Pé
Ao contrário do que acontece com a maioria dos aeroportos por esse mundo fora (o de Lisboa é outra boa excepção), é possível caminhar directamente desde o terminal até ao centro da cidade. Existe um passeio pedonal que liga o aeroporto à cidade e é um percurso que se faz bem e de forma segura, especialmente de dia. São cerca de 5 km, que podem ser palmilhados com os olhos postos no minarete da Koutobia, um excelente farol para o caminhante.
Chegar de Comboio
A estação ferroviária de Marrakech – bem bonita, aliás – fica no bairro Guéliz, no topo da avenida Hassan II. É um gare moderna, preparada para satisfazer todas as necessidades do viajante. Tem um posto de turismo, caixas multibanco, pequenos supermercados e restaurantes e uma loja de telecomunicações onde se podem comprar cartões SIM para o telemóvel.
- Há ligações ferroviárias desde Casablanca, inclusive do seu aeroporto internacional, desde Tânger, Rabat ou Fez.
- Pode-se caminhar até ao centro. São 1,70 km desde a estação até às muralhas da medina. Os autocarros #3 e #8 param aqui.
Chegar de Autocarro (Ônibus)
Basicamente todo o país se encontra ligado a Marrakech por uma rede de ligações de autocarro envolvendo diversas companhias. As mais eficientes são a CTM e a Supratours. A Supratours tem a sua estação por detrás da gare ferroviária e a loja e escritório está localizada na própria estação de comboios. A CTM usa o terminal rodoviário principal, junto às paredes ocidentais da medina.
Quando Ir a Marrakech
Se visitar em meados de Julho poderá apreciar o Festival de Artes Populares de Marrakech, que enche as ruas da medina com artistas de todos os géneros, concentrando-se na praça Jamaa el Fnaa e no Palácio Badi. A não perder será a noite da Fantasia, um tipo de espectáculo muito popular em Marrocos que reconstitui batalhas com figurantes e uma carga de cavalaria marroquina.
Onde Ficar alojado em Marrakech
Onde fazer compras em Marraquexe?
- Souks na Medina de Marraquexe: o centro da cidade possui mercados tradicionais marroquinos, acessíveis pela praça Jemaa-el-Fna. O local reúne trabalhos de mais de 40 mil artesãos e mesmo que não tenha a intenção de comprar nada, visite o local, porque faz parte do passeio turístico em Marraquexe observar a tradição local.
- Gueliz: enquanto a Medina é a “cidade antiga”, Gueliz é chamada de “cidade nova”, e é o local que abriga butiques chiques e badaladas de criadores, designers e galerias de arte. No distrito também encontrará lojas especializadas em decoração, moda e marcas de luxo.
- Mellah: é um antigo bairro judeu de Marraquexe situado à sudeste da Medina, onde encontrará muitas oficinas de artesãos e artesanatos vendidos a preços muito bons, diretamente das oficinas. A poucos metros de distância está o maior souk de joalharia de Marraquexe, que inclui cinquenta lojas que vendem principalmente moedas de ouro e prata de 18K, bem como o enorme souk de especiarias que ocupa parte do mercado coberto.
- Menara Mall: é um dos maiores centros comerciais de Marraquexe com quase 90 lojas, oferecendo marcas internacionais de renome, perfumes e cosméticos, calçados, roupas, joias, óculos, artigos esportivos e souvenires.